Pages

Subscribe:

terça-feira, 18 de março de 2014

Paraguai: Centrais convocam greve contra “congelamento salarial, privatização e entreguismo selvagens”


            Leonardo Wexell Severo 
Entidades estudantis e camponeses se somam à paralisação do dia 26 de março no Paraguai.

A greve geral convocada unitariamente pelo movimento sindical do Paraguai “Em defesa da soberania da Pátria” para o dia 26 de março (quarta-feira) tem ampliado apoios “contra o congelamento salarial, a privatização e o entreguismo selvagens” defendidos pelo presidente Horacio Cartes e expressos na lei de Aliança Público-Privada (APP), aprovada recentemente.

“Nos levantamos contra uma privatização encoberta das instituições do Estado, dos seus recursos estratégicos, daquilo que é essencial ao desenvolvimento nacional como água, luz, telecomunicações, portos e minas. Com esta lei, a educação e a saúde passam para mãos privadas, da mesma forma que tudo o que se referir a bens e serviços", afirmou o presidente da Central Unitária de Trabalhadores Autêntica (CUT-A), Bernardo Rojas, descrevendo a repetição da surrada cartilha do Fundo Monetário Internacional.

Segundo Rojas, com o apoio de amplos setores da mídia, o governo Cartes tenta “vender a mensagem de que concessão não é privatização, o que é insustentável”: “temos que chamar as coisas pelo que são, uma entrega por 30 anos onde o lucro fica com as multinacionais e o risco fica com o Estado”. Ao mesmo tempo em que avança sobre o patrimônio público, alertou, o governo paraguaio se utiliza de instrumentos ditatoriais para impor seu modelo vende-Pátria. “Com a lei das APPs o Parlamento e o Judiciário perdem atribuições constitucionais e o governo fica com as mãos livres para aplicar a receita que atende os interesses estrangeiros, o que só irá aumentar a imensa desigualdade já existente no nosso país. O fato é que com as privatizações haverá um desmonte do Estado, não vai haver política de investimento, mas um aumento das demissões, da precarização das relações de trabalho e da informalidade”, acrescentou.

Conforme levantamento das centrais, 64% da população paraguaia têm necessidades básicas insatisfeitas e pelo menos 20% está mergulhada na extrema pobreza. Cerca de 43% vivem na área rural, mas apenas 351 proprietários concentram 77% do total das terras, enquanto 40 % dos agricultores sobrevivem confinados em 1% da área. Ao mesmo tempo, a soja representa 66% da terra cultivada, uma produção estimada em 10 milhões de toneladas, controlada pelas multinacionais ADM, Cargill, LDC e Bunge.

"As multinacionais da soja estão tomando todo o território nacional e expulsando os camponeses de suas terras, envenenando tudo: terra, água, fauna e flora, comprometendo inclusive a permanência dos agricultores e de suas famílias. É contra esta lógica de saque que estamos protestando”, frisou.


CONTRA O ARROCHO SALARIAL

A luta pela recuperação do poder de compra do salário mínimo, “violentamente arrochado nos últimos anos”, apontou Rojas, é uma das bandeiras principais da mobilização, “pois atualmente o valor é tão baixo que sequer cobre a cesta básica”. “Se a perda do salário mínimo supera os 30%, como o governo pode anunciar um reajuste de 10%? Nós queremos dialogar para construir uma política de valorização salarial, de ganhos reais, olhando para frente”, acrescentou.

Diante das ameaças à soberania e da crescente intransigência governamental, crescem os apoios à paralisação junto aos mais variados setores sociais, como a Federação Nacional de Estudantes Secundaristas, a Assembleia de Estudantes Universitários e a Federação Nacional de Camponeses, que anunciam piquetes e bloqueios na capital e no interior.

Sobre as constantes violações ao direito de liberdade sindical e negociação coletiva, o presidente da CUT-A reiterou a denúncia de que há uma cumplicidade entre o governo, o poder judiciário e a polícia para reprimir as manifestações de trabalhadores. “É uma ação que conta com o respaldo de setores da mídia, que tentam fazer crer que nossa greve é extemporânea e inoportuna. Dizem que estaríamos convocando ações com violência, truculentas, todo um discurso feito para intimidar e justificar uma repressão indiscriminada”, destacou.

Bernardo Rojas lembrou que na época da ditadura de Alfredo Stroessner (1954-1989) havia a chamada lei 209, da Defesa da Paz Pública e Liberdade da Pessoa, feita para intimidar e perseguir opositores. “Hoje o governo volta a aplicar esta mesma lei com o nome de Perturbação da Paz Pública para imputar e encarcerar os dirigentes por organizar manifestações ou encontros. Ou seja, toda manifestação é reprimida judicialmente para atemorizar os dirigentes”, condenou.

Um dos muitos exemplos de abusos, apontou Rojas, são os camponeses presos políticos de Curuguaty, há 30 dias em greve de fome, “embora a sociedade paraguaia esteja mobilizada pedindo sua liberdade, pois a acusação contra eles não tem pé nem cabeça”. O presidente da CUT-A disse haver semelhança entre o ocorrido em Curuguaty e na Venezuela onde a CIA utilizou franco-atiradores para assassinar os manifestantes contrários ao governo a fim de jogar a culpa do massacre sob os ombros do então presidente Hugo Chávez. A verdade dos fatos está bem narrada no documentário “A Revolução não será televisionada”.

“Há uma compreensão de que foram forças especiais, de elite, que protagonizaram o confronto entre a polícia e os camponeses desalojados em Curuguaty. O objetivo do confronto foi, obviamente, a derrubada do presidente Fernando Lugo”, sublinhou.

COMO NA VENEZUELA, USO DE FRANCO-ATIRADORES

Na região de Curuguaty está localizada a estância de Morombí, propriedade do latifundiário e grileiro Blas Riquelme, dono de mais de 70 mil hectares. O “terrateniente” é uma das viúvas da ditadura do general Alfredo Stroessner (1954-1989), um dos principais beneficiados pela tristemente célebre Operação Condor, desenvolvida pela CIA no Cone Sul para torturar, assassinar e desaparecer com todo aquele que ousasse contrariar os interesses estadunidenses na região. Ele também foi presidente do Partido Colorado – o mesmo do presidente Horacio Cartes - por longos anos e senador da República, sendo igualmente dono de uma rede de supermercados e estabelecimentos pecuários.

Como Riquelme havia se apropriado mediante subterfúgios legais de aproximadamente dois mil hectares pertencentes ao Estado paraguaio, camponeses sem terra ocuparam o local, solicitando do governo Lugo a sua desapropriação para fins de reforma agrária. Um juiz e uma promotora ordenaram a retirada das famílias por meio do Grupo Especial de Operações (GEO) da Polícia Nacional, esquadrão de elite que, em sua maioria, foi treinado por militares dos EUA na Colômbia, durante o governo fascista de Álvaro Uribe.

Na avaliação do jornalista e pesquisador paraguaio Idilio Méndez Grimaldi, que também é membro da Sociedade de Economia Política do Paraguai (SEPPY), somente uma sabotagem interna dentro dos quadros da própria inteligência da Polícia, com a cumplicidade da Promotoria, explicaria a emboscada na qual morreram seis policiais. Uma ação estrategicamente planejada com um objetivo bem definido. “Não se compreende como policiais altamente treinados, no marco do Plano Colômbia, pudessem cair tão facilmente numa suposta armadilha feita por camponeses, como quer fazer crer a imprensa dominada pela oligarquia. A tropa reagiu, matando 11 camponeses e deixando cerca de 50 feridos”. Entre os policiais mortos, ressalta, estava o chefe da GEO, Erven Lovera, irmão do tenente-coronel Alcides Lovera, chefe da segurança do presidente.


Fonte: site ComunicaSul

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.