Pages

Subscribe:

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Pobreza

Os países que fazem parte da  chamada UE constituem um bloco  econômico, também político e social de  28 nações.  Esses países  afirmam que  tal projeto visa uma espécie de  integração considerando os aspectos econômico, seguido pelo  ideológico  e os desdobramentos que o termo sugere.  A lista, já sabemos é  grande.  Quase todas os países da Europa   fazem parte desse  “ clube” especial.

E  eles  são ousados e,  ao mesmo tempo,  apelativos,  para não usar outra expressão.  Afirmam e vomitam aos quatros cantos do mundo que  são “politicamente democráticos”, com um Estado de direito em vigor.

Há  vários tratados que definem a   chamada União Europeia, que são : o Tratado da Comunidade Econômica Europeia (CEE), o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), Tratado da Comunidade Europeia da Energia Atômica (EURATOM),  e o Tratado da União Europeia (UE).  Há também o  denominado   Tratado de Maastricht, segundo este tratado   todos os membros da UE se fundirão   numa única política tanta interna quanto externa.  


A  ratificação de uma  constituição comum entre todos os  seus membros com  uma ousada política externa associada a integração total com moeda única e forte  fazem parte de seus objetivos.
Observando rapidamente vê-se que parte desse projeto já está em curso.  Prosseguindo nessa perspectiva nos deparamos  também e identificamos  que   muitas  das ações políticas  europeias da atualidade advém de posições, ainda que  a  reboque, do IV  reich  estadunidense.


Muitas dessas ações  tem demonstrado algumas contradições inerentes ao sistema, e que afastarão, cada vez mais, a humanidade da paz.   Muitos  perigos a espécie humana poderá enfrentar, num  espaço curto  de tempo,  em decorrência   de cenários como esse.

 Há, sem dúvida alguma, muita  hipocrisia nisso tudo.   Não poderia ser diferente.  Basta olhar com a “alma” desarmada para se deparar com alguns  axiomas inevitáveis.


A ousadia  é  renitente e vem  com  forte e impávido  conluio.  Para colocar todo  o mecanismo em ação a UE  criou  várias instituições, já há muito conhecidas,  antigas e básicas.  Sim,  aqui também há  tribunais de “justiça”, parlamento “sério e democrático” e as mais variadas  comissões, como aquelas que existem na ONU e pouco fazem  quando são acionadas por  alguém.    O interessante é que todos os países membros  contam com representantes   desses “órgãos supremos”

Desferindo um olhar  imparcial sobre isso tudo, embora não seja algo fácil, fica no ar alguma coisa  de muito estranho.  E  quando  nos deparamos, de sobressalto,  com os objetivos imediatos  desse  gigante bloco que prenuncia  desde  a redução de desigualdades sociais, entre as  vastas regiões abrangentes, passando  pelo  fomento aos países que   estejam em crescimento e, lógico , a melhoria das condições de vida e de trabalho  dos  cidadãos, irremediavelmente pensamos estar num lugar qualquer do planeta terra. Longe, bem distante do continente dos “brancos civilizados”.   E as preconizações da UE  prosseguem..  De tudo isso quiçá o mais  impressionante seja a  máxima de buscar  e proporcionar um ambiente de paz, harmonia, respeito  e equilíbrio para os europeus.

Agora dê uma olhada na matéria que segue.  Ela  relata uma conjuntura  atualíssima. Apenas uma observação:  ela é   europeia.   Para um observador  que estivesse  lendo a matéria pensaria ele estar num pais  asiático  dominado por uma dessas típicas   famílias reais    criminosas e profundamente  cínicas, ou num país latino americano  governado por  fantoches dos EUA, o que lamentavelmente  também é  muito comum.

 Mas é no seio da “civilização branca e cristã”.   Como diria o   famigerado  Kipling  aquele do “fardo do homem branco”: Tomai o fardo do Homem Branco -    Sem a mão-de-ferro dos reis,  Mas, sim, servir e limpar -A história dos comuns. As portas que não deves entrar..

**********************************************************************************************************************

Inês Zuber -Não se cansam os representantes das instituições europeias de proclamar, no plano discursivo, os altos valores da UE. «Todos os trabalhadores têm direito a condições de trabalho saudáveis, seguras e dignas», «todas as pessoas têm direito à educação», o «reconhecimento do direito a uma assistência social e a uma ajuda à habitação destinadas a assegurar uma existência condigna a todos aqueles que não disponham de recursos suficientes»... são alguns dos exemplos dos princípios plasmados na Carta dos Direitos Fundamentais da UE.

São, curiosamente, princípios evocados pela mesma UE e seus responsáveis que condenaram tantos países da UE à destruição de centenas de milhares de empregos, ao aumento da precariedade no emprego, a mais desemprego, a reduções nos salários e pensões, a um enorme aumento de impostos sobre os trabalhadores, reformados e suas famílias, aos cortes nas prestações sociais, na saúde e na educação.

Em 2012, 24,2 por cento da população da população da UE encontravam-se em risco de pobreza e de exclusão, sendo que o risco de pobreza para as mulheres era de 26 por cento, contra 23,9 por cento homens. As mulheres enfrentam um risco de pobreza mais importante do que os homens – em média, três em cada dez agregados familiares da UE são unipessoais, na sua maioria mulheres que vivem sós, em especial idosas, sendo que esse grupo está a crescer e a ser alvo dos cortes nas pensões e pensões de viuvez. As mulheres são, assim, afectadas directamente – através da perda do seu emprego, de cortes salariais, das pensões e pensões de sobrevivência ou da perda de segurança do emprego – e, indirectamente, através de cortes orçamentais nos serviços públicos e nas ajudas sociais, pois sabemos que muitas têm crianças a seu cargo. As crianças são, indubitavelmente, as principais vítimas desta política de empobrecimento e o caso português é completamente assustador. Um relatório da Unicef Portugal, redigido em 2013, referia que em 2011, a taxa de pobreza entre crianças tinha aumentado para 28,6 por cento – hoje o número será maior – consequência provocada, entre outros, pela perda de 500 mil crianças do direito ao abono de família (entre 2009 e 2012). Medida enquadrada no «ajustamento orçamental» preconizado pela troika, pela UE.

Hipocritamente, é esta a UE que se considera a si mesmo como um exemplo para todo o mundo do exercício dos mais altos valores da democracia e da justiça social.

Se é verdade que a ideologia das caridades, que o regresso ao tempo da «sopa dos pobres» tem sido propalado pelo governo PSD/CDS e pelas instituições europeias como resposta à retirada de direitos sociais e económicos, também é certo que, mesmo no que toca às políticas mais directamente relacionadas com a luta contra a pobreza, a UE faz questão de ser comedida na sua solidariedade.

O novo Fundo de Auxílio Europeu às Pessoas mais Carenciadas (FEAD) para o período 2014-2020 tinha como dotação inicial 2,5 mil milhões de euros, proposta feita pela Comissão Europeia. As negociações entre o Conselho Europeu e a Comissão Europeia levaram ao aumento desse montante para 3,5 mil milhões de euros, resultado hoje propagandeado pela UE como grande demonstração pelo seu empenho em combater a pobreza. Mas notemos que, em comparação com o programa análogo para 2007-2013, não foi aumentado nem um cêntimo, não obstante o facto de as situações de pobreza se terem agravado de forma dramática.

Por isso, mais uma vez – e agora no quadro da discussão do orçamento da UE para 2015 – voltámos a propor que este montante seja alargado para pelo menos cinco mil milhões de euros. E apresentámos também propostas de cortes (totais ou parciais) em diferentes rubricas, nomeadamente naquelas relacionadas com a política de defesa e vigilância da UE, ou seja, na sua componente repressiva. Nos próximos meses caberá ao Parlamento Europeu pronunciar-se sobre as nossas propostas de redistribuição do orçamento comunitário. Veremos então onde fica a solidariedade.


Fonte: Avante

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.