Pages

Subscribe:

terça-feira, 5 de abril de 2011

Operação Mexilhão Dourado-fase 1- Três anos e 03 meses se foram. Ministério Público de São Paulo onde está a segunda fase?!!



Já se foram três anos e 03 meses que a operação " Mexilhão Dourado", em sua fase primeira teve início e sequer,o que sugerem os dados, foi  concluída.   " O senhor há de convir comigo, vereador Jeovane que não foi nada fácil! As investigações remontam, você sabe bem, desde o final do governo do Álvaro Augusto Rodrigues ( PSDB ).  É preciso termos cautela. (..) nossa estratégia tem trazido bons resultados.   (... ) ..Esta é somente a primeira fase, a outra virá depois"  Dr Marcelo Creste, representante da Promotoria Pública então designado pelo Procurador Geral do Estado de SP,no ano de 2003, na época Dr Antonio Marrey, para realizar expedientes junto ao GAERCO.

 Quando a população reclama afirmando que não existe justiça sabemos, que na verdade, há um certo exagero. Todavia quando ela, a Justiça,não é cobrada e provocada pela sociedade e pelos poderes constituídos ela não avança.

 A população de Rosana deseja,e ela não está errada, resultados práticos e celeridade nas decisões desse gênero, e se a população não vê isso, fica essa marca de ineficiência e, em alguns casos, tachações a Justiça de comprometimento e envolvimento com os réus dos processos,dentre outras conclusões que, embora a priori, preocupam a sociedade e deveriam preocupar também a Justiça.

 Comentários dessa natureza na seara da Improbidade Administrativa são muito frequentes. Quem já não ouviu aquele ditado popular que diz:.. não adianta não, justiça só existe pra pobre, pra ... Você, por acaso, já não ouviu tal frase?!!

 Durante minha longa jornada como parlamentar estive pessoalmente com vários signatários da Justiça e das Polícias Civil Militar e Federal, e, em três ocasiões com os Ministérios da Justiça, CGU, Direitos Humanos, respectivamente Márcio Thomas Bastos, Tarso Genro, Valdir Pires, Paulo Vanuch e Secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Junior.

Rosana então estava no mapa das investigações que se iniciaram no âmbito do MPE por meio da secretária de Cidadania com o amparo da Polícia Federal, através do seu setor de Inteligência. Foram quatro longos anos de intensas investigações e na mesma proporção um longo período onde a mídia televisiva pouco espaço dedicou a este fenômeno tão condenável e virulento que é chamado de Peculato ( apropriação de dinheiro público visando enriquecimento ilícito).

Em Rosana gastos excessivos com dinheiro público e desvios de verbas rubricadas aconteciam numa velocidade sem igual. Os jornais regionais como O jornal O Imparcial de Presidente Prudente noticiava ocasionalmente quando procurado por mim que reclamava com veemência o direito constitucional que me assistia, ademais como leitor, e por extensão o direito de todas as pessoas de minha cidade de serem informadas cotidianamente. Não foi nada fácil. Na verdade um malabarismo para poucos!
A corrupção no município de Rosana, vem de longe, e seus moradores têm, ainda que superficialmente, uma noção de sua existência e poder de destruição que ela pode provocar, ela ampliou-se, modernizou-se e aprimorou seu " modo de operação" com a construção da Hidrelétrica Sérgio Motta- a propósito um gigantesco mal exemplo de desperdício de dinheiro, devido a forma como foram destinadas suas verbas. Empresas como Camargo Correa e Alston, dentre outras passaram pelo canteiro de obras.

Os esquemas de pagamento de propinas a parlamentares e a empresários corruptos nasceram nesse contexto. O MPE tem farta quantidade de dados que clareiam espetacularmente esses fatos. O mesmo MPE, na ocasião da operação Mexilhão Dourado detectou um pequeno apêndice de uma ponta desse iceberg. Ao que parece é um negócio gigantesco que alimenta uma cadeia linear de corrupção cujos tentáculos atingem, aponta o MPE, para o " ninho " dos tucanos com todos aqueles requintes " dantescos"- nada a ver com Dante-.

 Será que é este um dos motivos que tem provocado toda essa vergonhosa demora?? Aguardem, em breve, mais capítulos, e desta feita bem mais requintados, dessa história.

 E então digníssimos representantes do MPE e Judiciário paulista quando é que veremos a conclusão dessa operação em suas duas fases??!! lINKS SOBRE A MATÉRIA:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071217/not_imp97129,0.php, http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20071217/not_imp97131,0.php, www.pt-sp.org.br- informe de fevereiro 2008

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá grande Prof. Jeovane.
A Revolução não será televisionada, acho que não, mas, Além do cidadão Kane será em breve pela Tv Record.
Parabéns pelo blog agora temos um canal aberto para os Rosanenses. Espero
que dentro do possível seja colocado as verdades de Rosana e seus ilustres políticos; desde sua emancipação em 1993 o quê vimos até hoje só mazelas, mentiras, descaso, corrupção, incompetência, e muita manobra política para os mesmos continuarem no poder.

Anônimo disse...

Prof. Jeovane; esta vergonha que nos assola não me parece que terá um fim. O pior de tudo é ainda ver pessoas que fizeram parte desta quadrilha andando pelas ruas, com a maior cara de pau. Aqui se ternou reduto de corrupto e corruptor; veja o caso do CDHU onde esta o cara? Adivinhe na CESP! é mole; o crime compensa!! o cara rouba ou deixa roubar e ainda tem trabalho garantido na estatal de São Paulo uma vergonha! E os chefões da CESP: desvio de material; propínas e esquemas nas eleições municípais.
Obs."O Brasil é o único país do mundo aonde prostituta goza, traficante é viciado e pobre vota na direita", frase do Tim Mia. Se vc prof. adivinhar quem comentou ganhará um doce. Companheiro é Companheiro.....Companheiro.

Anônimo disse...

MEXILHÃO: LADRÃO, QUADRILHA, DESCASO, INCOMPETÊNCIA, IMPUNIDADE, ATRASO, CONTINUAÇÃO, ENGANAÇÃO, CORRUPÇÃO, ALGOSES A SOLTA E MUITO DINHEIRO NO BOLSO. LEMBRA DA MUSÍCA ELEFANTE BRANCO DO GEANDRO, NEM CINQUENTA MILHÕES VÃO RESOLVER O SEUS PROBLEMAS; ELE ERROU, RESOLVEU SIM.

Anônimo disse...

A população de Rosana, em sua maioria, desconhece esta investigação. Portanto, não há como esperar cobrança por parte destes. É triste perceber o quanto as pessoas estão mal informadas sobre o próprio município, mas é uma realidade que só pode ser combatida com a informação.

Anônimo disse...

Olá eu conheço o prof. Jeovane e acredito so seu potencial, aguardem em breve ele em breve vai ser um importante representante publico, parabens professor, sorte na sua carreira.

Anônimo disse...

OI Prof , Gostaria de saber onde cobrar a resolução deste caso. Quero que o senhor Jurandir Pinheiro e sua corja vá para detrás das grades.
Vamos fazer abaixo assinado para voltar a tona esta vergonha e punir os culpados?
Conte comigo é só vc montar um abaixo assinado e pedir a população para poder ter andamento neste caso.

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.