Pages

Subscribe:

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Morreu destacada atriz cubana Adria Santana.


Havana, 30 set (Prensa Latina) A atriz Adria Santana, uma das mais conceituadas intérpretes do teatro cubano, faleceu hoje aqui aos 63 anos vítima de um câncer que não lhe impediu trabalhar até o final de sua vida.

Chocado Abelardo Estorino por morte de Adria Santana


Segundo confirmaram a Prensa Latina fontes do Conselho Nacional das Artes Cênicas, morreu nas primeiras horas da manhã e por vontade expressa seus restos serão incinerados.

Nascida em Las Tunas, no leste do país, em 29 de agosto de 1948, debutou no grupo Teatro Estudo, dirigido por Raquel e Vicente Revuelta, em março de 1972.

Durante mais de quatro décadas trabalhou com prestigiosos artistas do teatro e dramaturgos do país como Abelardo Estorino, Héctor Quintero e Armando Suárez del Villar.

Em seu extenso repertório é destaque personagens como Lola-noiva e

Carlota-irmã, em Vadios rumores; Camila, de Santa Camila de Havana Velha, e Lalita, de Contigo, pão e cebola.

Entre 1997 e 2000, manteve uma estreita colaboração com Estorino e o Teatro Repertório Espanhol em Nova York, e outros diretores como o colombiano Jorge Alí Triana.

Nesta etapa foi reconhecida com o Prêmio da Associação de Cronistas de Espetáculo de Nova York por sua personagem de Greta, em As penas sabem nadar, em 1997, e o lauro do Festival Internacional do monólogo de Miami, Flórida, em 2001.

Acho que o ator tem que projetar verdade, humanidade, através de sua personagem, através de outro ser humano, disse em uma de suas últimas entrevistas televisivas concedida em 2010 ao programa "Com dos que se quieran", conduzido pelo músico Amaury Pérez.

Considerada uma das mais brilhantes atrizes de sua geração, em sua longa lista de galardões destacam a Distinção pela Cultura Nacional e a Medalha Alejo Carpentier, outorgadas pelo Estado cubano.

mmd/otf/may/ag

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.