Pages

Subscribe:

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Ato na Casa da Morte reivindica transformação do espaço em Centro de Memória

A Verdade- Dezenas de militantes do movimento social se reuniram em manifestação na cidade histórica de Petrópolis (Rio de Janeiro) com um objetivo: reivindicar a transformação de um dos principais centros de tortura da ditadura brasileira, a Casa da Morte, em espaço de memória.

O ato, organizado pelo Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça junto a várias outras entidades e partidos signatários se reuniu na praça D. Pedro no centro da cidade. A agitação ficou por conta da articulação de jovens do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, que cantaram diversos funks e músicas revolucionárias como A Internacional. Várias foram as falas relembrando os heróis que resistiram à tortura e deram suas vidas pela liberdade do povo e uma nova sociedade. Foi destacada também a importância de seus exemplos para o povo e as lutadoras e lutadores dos dias de hoje. Os manifestantes também convocaram a população a participar do ato e se integrar aos grupos de debate e às lutas na cidade, em especial a criação do Centro de Memória.


Ato na Casa da Morte 03A Casa da Morte foi um espaço extra-oficial criado pela ditadura para exercer as mais bárbaras torturas. Segundo relatos de militantes da época e também de agentes da repressão, por lá podem ter passado nomes como o de Honestino Guimarães, Heleny Guariba, Fernando Santa Cruz, entre outros.

No jardim da Câmara Municipal o ato foi encerrado com várias cruzes de madeira sendo enterradas, simbolizando os verdadeiros heróis do povo brasileiro. A criação deste, e de outros centros de memória nos locais utilizados pela ditadura para exercer sua violência contra o povo é um passo importante na luta pela afirmação da memória, da verdade, e da conquista de justiça, com a punição de todos os responsáveis por este período da história brasileira. Para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça.



Fonte: A verdade.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.