Pages

Subscribe:

domingo, 31 de março de 2013

Correa: Bloqueio a Cuba é o maior atropelo aos direitos humanos.


Quito- Prensa Latina -O criminoso bloqueio dos Estados Unidos durante meio século contra Cuba é o maior atropelo à Carta da Organização dos Estados Americanos (OEA) e aos direitos humanos de Nossa América, afirmou o presidente equatoriano, Rafael Correa.


Não podemos permitir que a OEA olhe para outro lado frente ao maior atropelo a sua própria Carta fundacional, enfatizou Correa ao sublinhar que esse bloqueio rompe todo o direito interamericano e viola todos os direitos humanos.

Leiam os relatórios da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), convidou o governante ao mundo durante sua rendição de contas semanal à cidadania, para que vejam que não há nenhum capítulo para denunciar os Estados Unidos e este bloqueio.

 Não dizem nada, respondeu. Considerar um jornalista mau-caráter é atentado contra os direitos humanos e o bloqueio a Cuba nem é mencionado, e quando incluem um capítulo sobre Cuba em seus relatórios é para criticá-la, mas jamais para denunciar os Estados Unidos, comentou.

 Muito menos, realçou,  um capítulo especial para condenar o bloqueio a Cuba que é uma brutalidade no século XXI, e condenado 21 vezes na Assembleia Anual desde 1992 pelas Nações Unidas.


Se estas coisas não pudessem ser ditas, insistiu Correa, agora que estamos na Semana Santa, como diz o Evangelho, até as pedras querem gritar.

As irracionalidades são demasiado grandes e graves, denunciou. Não pode estar a sede da CIDH em um país que não assinou nenhum dos instrumentos interamericanos de direitos humanos, é demasiado irracional, demasiado absurdo, insistiu.

De acordo com o mandatário equatoriano, o poder poderá evitar mudanças nestes momentos, mas as futuras gerações terão a prova de que houve gente que denunciou isto com força.

E para a história ficará os que defendemos a verdade, a dignidade, os direitos humanos, e os que, como sempre, só puseram o pescoço para, entusiasmados, receber o colar e o sino dos patrões de sempre, disse Correa.

Equador e Nossa América do século XXI não terão mais patrões, não seremos o pátio traseiro de ninguém, enfatizou o presidente, e chamou a denunciar com força tantas contradições, tanta irracionalidade, tantas barbaridades.

Fonte : site Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.