Pages

Subscribe:

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Exemplo de Cuba incomoda os EUA, adverte Nicarágua na ONU

Cuba  -Diario Liberdade -A solidariedade que pratica Cuba e seu exemplo para o mundo explicam o empenho dos Estados Unidos em agredir com falsas acusações como a de patrocinadora do terrorismo, advertiu hoje a embaixadora nicaraguense ante a ONU, María Rubiales.

Em declarações exclusivas à Prensa Latina, a diplomata qualificou de absurda e infundada a decisão de Washington de manter a ilha caribenha pela trigésima segunda ocasião em seu unilateral relatório anual sobre o terrorismo.

"Nicarágua rechaça e condena essa postura, como temos feito, e seguiremos fazendo enquanto os Estados Unidos a mantenha", afirmou.

De acordo com Rubiales, a Casa Branca acusa Cuba de patrocinar o terrorismo para fabricar um pretexto que sirva de explicação a sua agressiva política contra Havana.

"Buscam justificar o injustificável, o ilegal e criminoso bloqueio que aplicam ao povo cubano, pese a rejeição mundial que gera", precisou.

Para a representante permanente da Nicarágua, a comunidade internacional é consciente de que a ilha não abriga terroristas nem agride a outros países, um comportamento bem diferente ao dos Estados Unidos.


O que Cuba faz é levar solidariedade a outros povos, em saúde, educação e cultura, o que incomoda Washington, alertou.

Rubiales ressaltou que a Maior das Antilhas e Nicarágua têm sido vítimas do terrorismo promovido pelos Estados Unidos para destruir processos revolucionários dirigidos à inclusão social, à soberania e à independência.

Quase 3.500 mil cubanos perderam a vida e 2.099 mil ficaram deficientes nas últimas décadas pelas ações violentas planificadas, financiadas e executadas a partir do território norte-americano.


O relatório sobre terrorismo publicado ontem pelo Departamento de Estado gerou uma enérgica condenação da Chancelaria cubana, que denunciou a manipulação de Washington em um tema tão sensível.

fonte: Diario Liberdade e Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.