Pages

Subscribe:

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Pesquisa revela que população carcerária no Brasil é equivalente a seis Maracanãs lotados.



O Brasil atrás das grades” revela quem são esses detentos e o que os levaram à cadeia. Nos últimos 20 anos, a população carcerária no Brasil cresceu 350% - a mais alta do mundo.

 O número de pessoas presas no Brasil é equivalente a seis Maracanãs lotados: 514.582 presos. O país possui a 4ª maior população carcerária do mundo, ficando atrás dos Estados Unidos (que tem 2,2 milhões), China (com 1,6 milhões) e Rússia (700 mil). O Infográfico “O Brasil atrás das grades”, divulgado nessa semana pela equipe “Direito Direito”, revela quem são esses detentos e os motivos que os levaram para a cadeia.

Mais de 134 mil presos têm entre 18 e 24 anos. Os negros representam 275 mil, quase 60% do total, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A pesquisa também mostra que apenas nove crimes são responsáveis por 94% das prisões, entre eles o tráfico de drogas, com 125 mil presos, e os crimes patrimoniais – furto, roubo e estelionato - com 240 mil.

Nos últimos 20 anos, a população carcerária no Brasil cresceu 350% - a taxa mais alta do mundo. O país foi o que mais criou vagas no sistema prisional nos últimos anos. Em 1990 havia 60 mil vagas e neste ano há 306 mil - um aumento de 410%. Já o déficit é de mais de 208 mil vagas nas 1.312 unidades prisionais do país.

Apesar desse cenário, o Artigo 1º da Lei de Execução Penal atribui ao presídio a função de “proporcionar condições harmônicas para a integração social do condenado”.

Fonte: site Radioagência NP, José Francisco Neto.
Foto- divulgacao2.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.