Pages

Subscribe:

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Cristina foi reeleita com quase 54% dos votos, uma cifra histórica desde o regresso da democracia em 1983


A presidenta Cristina Fernández de Kirchner obteve ontem a reeleição com 53,90% dos votos, uma cifra histórica desde 1983, - quando Raúl Alfonsín conseguiu pouco mais de 51%. Este resultado foi só superado pelas três eleições de Juan Domingo Perón.


Com 97,99% das mesas apuradas, a Presidenta obtinha 53,90% dos votos, enquanto Hermes Binner, candidato da Frente Progressista, atingia o segundo lugar com 16,90% dos votos.

As cifras da apuração assinalavam que atrás de Binner, no terceiro lugar, ficava Ricardo Alfonsín, candidato da UDESO, com 11,14%.

Alberto Rodríguez Saa, do Compromisso Federal ficava em quarto lugar com 8% e quinto Eduardo Duhalde, que encabeçava a lista da Frente Popular com 5,90%.

Jorge Altamira, da Frente de Esquerda e os Trabalhadores, ficava no sexto lugar com 2,32% e Elisa Carrió, postulante a presidente da Coligação Cívica, no sétimo lugar com 1,85%.

A Presidenta, ao proclamar seu triunfo no Hotel Intercontinental chamou à "unidade nacional" e afirmou que "sinto a imensa responsabilidade de conduzir o país a viver uma história diferente à que vivemos nos últimos duzentos anos".

Pouco depois, foi à Praça de Maio onde desde um palco cumprimentou a multidão concentrada no lugar e reiterou seu chamado à unidade nacional.

Enquanto militantes e agrupamentos kirchneristas festejavam no Hotel Intercontinental, sede da Frente para a Vitória e na Praça de Maio, as cifras da apuração assinalavam que no terceiro lugar ficava Ricardo Alfonsín, candidato de UDESO, com 11,50%.

Alberto Rodríguez Saa, de Compromisso Federal ficava em quarto lugar com 7,89% e quinto Eduardo Duhalde, que encabeçava a lista da Frente Popular com 5,883%.

Jorge Altamira, da Frente de Esquerda e os Trabalhadores ficava no sexto lugar com 2,26% e Elisa Carrió, postulante a presidente da Coligação Cívica, no sétimo lugar com 1,88%.

O primeiro candidato da oposição que falou foi Alberto Rodríguez Saá, do Compromisso Federal, que disse que seu melhor resultado "é sair em terceiro”, ao entrar na sua sede partidária no bairro de San Telmo, ainda que a apuração o colocava no quarto posto.

Rodríguez Saá felicitou a Presidenta por seu triunfo e expressou que "ganhou bem".

Depois falou Elisa Carrió, que reconheceu que "repetimos a pior eleição da nossa história", ao comparar estas eleições com os resultados das primárias, ainda que assegurasse que de agora em diante passava para "a resistência e à oposição ao modelo" do governo nacional.

Eduardo Duhalde, a sua vez, disse que "seguirei participando", enquanto Ricardo Alfonsín, na sede da UCR felicitou a presidenta e seu colega de fórmula Amado Boudou e considerou que o radicalismo sairá fortalecido destas eleições.

Binner foi o último em reconhecer o triunfo da Presidenta e destacou os resultados da Frente Progressista, descrevendo como a segunda força da oposição em crescimento.
COM INFORMES DA TELAN- Agência de notícias da república da Argentina

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.