Pages

Subscribe:

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Comitê Popular da Copa promove ato na sexta-feira (14), em São Paulo


Ato "Copa pra Quem?" - Dia 14 de junho, a partir das 14h, na Av. Paulista, com unificação às 16h, no MASP

 
 Nesta véspera da abertura da Copa das Confederações FIFA 2013, os movimentos e organizações que compõem o Comitê Popular da Copa em São Paulo, juntamente com a Articulação Nacional dos Comitês Populares e a frente de movimentos da Resistência Urbana, mais uma vez, se somam à população de outras cidades para ocupar as ruas e denunciar as violações de direitos humanos que a Copa do Mundo e outros megaeventos e megaprojetos vêm promovendo nos últimos anos. Na sexta-feira, 14 de junho será promovido o ato Copa pra quem?. O Comitê Popular da Copa se concentrará às 14h, na Avenida Paulista, em frente ao número 1800 e a ação unificada com as ocupações da Resistência Urbana se iniciará as 16h, no MASP, e seguirá em marcha pela Avenida.
 
 Em São Paulo, será realizado um escracho: Fora Marin!, mostrando cartão vermelho para o presidente do Comitê Organizador Local (COL) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que, tendo participado ativamente do regime militar autoritário com diversos cargos biônicos, é responsável direto pela morte do respeitado jornalista Vladimir Herzog, na época diretor da TV Cultura. “Hoje, este senhor controla a organização e realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil e, com a anuência do governo, segue se beneficiando com enxurradas de dinheiro sujo no balcão de negócios que é a CBF/FIFA”, afirma os organizadores do ato.
 
 Com o apoio de grupos de cultura e teatro, a ação-intervenção proposta pelo Comitê é um jogo de Futebol na Rua, A Verdadeira Partida, em que o time do Capital enfrentará o time do Povo. Na arbitragem: a Polícia.
 
A escalação dos times é a seguinte:

Capital: FIFA, CBF, Odebrecht, Nike, Governo Federal, Governo do Estado, Prefeitura, BNDES, Rede Globo, Forças Armadas, Especulação Imobiliária.
No banco: Segurança Privada, Racismo, Machismo, Coca Cola, Visa, Adidas, McDonald's, Itaú, Brahma, Caixa Econômica Federal, Aldo Rebelo.



Povo: Liberdade, democracia, direito à moradia, trabalhador ambulante, futebol, população de rua, comunidades removidas, Comitê Popular da Copa, Mídia Livre, transporte público, movimentos populares.
No banco: Torcedores, Infância e Adolescência, Saúde, Educação, Cultura, Feminismo, Povos Indígenas, Meio Ambiente, Direito à Cidade, Saneamento, Povos Tradicionais.
 
 Lideranças do Comitê Popular e moradores afetados pelos impactos da Copa estarão no local, disponíveis para esclarecimentos e entrevistas à imprensa.
 



Fonte: Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Psol

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.