Pages

Subscribe:

domingo, 12 de maio de 2013

Carta do diretor-geral da ONU a Fidel



Roma, 29 de abril de 2013.

Prezado comandante:

Tenho a honra de dirigir-me ao senhor como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), para felicitar sinceramente o senhor e todo o povo cubano por antecipadamente ter cumprido a meta proposta pela Cúpula Mundial sobre a Alimentação, realizada em Roma, em novembro de 1996 e que propunha reduzir à metade o número de pessoas desnutridas em cada país, antes do ano 2015.

Como o senhor bem lembrará, nos honrou com sua presença nessa Cúpula e proferiu um discurso breve mas impactante, que ainda perdura na memória coletiva de nossa Organização. O senhor concluiu sua intervenção dizendo: “os sinos tocarão amanhã pela humanidade inteira se não quis, não soube ou não pôde ser suficiente sábia para salvar-se a si mesma”. E se diz que o senhor expressou na entrevista coletiva que seguiu a tal Cúpula que inclusive se fosse cumprida a meta não saberia o que dizer à outra metade da humanidade, que não seria liberada do flagelo da fome. São conceitos que até hoje continuam conservando todo seu significado e valor.

Decorreram desde então 17 anos e agora tenho a grande satisfação de comunicar-lhe que, por decisão de seus países-membros e pela primeira vez em sua história, a Conferencia da FAO, que se realizará no próximo mês de junho em Roma, adotará a erradicação total da fome como meta número um de nossa Organização.

Nessa ocasião, será feita uma homenagem a Cuba e aos outros 15 países que mais sucesso tiveram na redução da fome. A todos eles lhes será entregue um diploma de reconhecimento por terem cumprido antecipadamente a meta da Cúpula. Os países que acompanharão Cuba são: Armênia, Azerbaidjão, Chile, Fiji, Geórgia, Gana, Guiana, Nicarágua, Peru, Samoa, São Tomé e Príncipe, Tailândia, Uruguai, Venezuela e Vietnã.

Junto com a reiteração de minhas felicitações pelo importante avanço atingido por seu país, quero expressar-lhe meus melhores desejos de bem-estar e de sucesso para o senhor e todo o povo cubano.

Cumprimenta-o com grande estimação e apreço

José Graziano da Silva

Comandante

Fidel Castro Ruz

Havana
 Cuba

Fonte:   Desacato e  blog Tudo para minha Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.