Pages

Subscribe:

domingo, 10 de fevereiro de 2013

A China supera os EUA como nação comercial mais importante do mundo.





  A China ultrapassou os EUA e se converte desse modo na Nação comercial mais importante do mundo por volume de exportações e de importações durante o ano de 2012, informou o portal do periódico  'Bloomberg'

A publicação considerou estes resultados  como “ um grande êxito e um grande desafio da nação asiática ao domínio dos EUA no mercado mundial”.

Enquanto que as somas  das importações e das exportações dos EUA, no ano de 2012, atingiu 3,82 bilhões de dólares, segundo informou o Departamento de Comércio do país, a administração de aduanas da China informou que o comércio total de seu país alcançou os 3,87 bilhões de dólares. A China teve um superávit, portanto de 231 milhões de dólares em su comércio anual, enquanto que os EUA teve um déficit de 727.900 milhões.

Para  muitos países em  todo o  mundo  a China está se convertendo , rapidamente, no sócio comercial  bilateral mais importante “

A China está se convertendo no sócio mais importante para  países europeus  como Alemanha que no final da década exportará para a China o dobro do que exportará  a vizinha França, opinou  Jim O’ Neill,  representante do Grupo Goldman Sachs.

 “Para muitos países  em todo o mundo a China está se convertendo rapidamente no sócio comercial bilateral mais importante”,  observou o economista.



Apesar de todo o volume geral da economia dos EUA é mais de duas vezes maior que o tamanho da  chinesa, assim asseverou o Banco Mundial.  No ano de 2011, o produto interno bruto- PIB – dos EUA chegou a 15 bilhões de dólares, enquanto que a chinesa ascendeu a 7,3 bilhões . “ É notável que uma economia  do tamanho e da  fração  da economia  dos EUA tenha um volume de comércio maior “, disparou Nicholas Lardy, do Instituto Peterson de Economia Internacional de  Washington.
.
A China possui as maiores reservas mundiais de moeda estrangeira,   é o maior consumidor de energia, conta com o maior mercado mundial de automóveis e também se converteu no maior exportador de  mercadorias durante o ano de 2009 mantendo esta posição até hoje.  Os Estados Unidos, por sua parte, segue sendo o maior importador do mundo.

Fonte: site RT. Com  tradução  do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.