Os fatos que levaram a brutal prisão do jovem Bradley Manning, foto ao lado, de forma arbitrária e despótica nos reporta a muitos assassinatos cometidos por grupos que agem a revelia da lei e do Direito. Assim por exemplo perderam suas vidas em cruéis assassinatos com requintes de elevada maldade personalidades de diferentes campos do saber. Todos eles foram vítimas do mesmo tipo de censura, da mesma falsidade e dos poderes mais podres da história do chamado homem moderno que foram tão profunda e maravilhosamente estudados e esmiuçados por pessoas como Darwin, Wallace e Boas. Bem, sem dúvida foi algo muito gratificante e informativo para todos nós.
Essa imensidão de novidades trazidas a baila pelos estudos destes gigantes, não conseguiram todavia, minimizar outros lados da personalidade humana. Um lado obscuro que outros pensadores, não menos importantes, tentaram e obtiveram êxito em clarear. O professor Freud legou vastos subsídios científicos sobre o comportamento dos humanos.
Os poderosos quando se sentem ameaçados reagem sempre da mesma forma. O medo que nutrem de serem desnudados, os apavora e suas manifestações contrárias são sempre muito violentas. A história está repleta de exemplos. Pensadores espetaculares e descobridores de novos mundos tiveram que pagar um preço muito alto pelas idéias e pelas ocupações a que se dedicavam. O simples fato da verdade parece assustar muitos e isso não é algo, como vimos, recente.
O direito que todos têm de saber efetivamente o que acontece no planeta e nos bastidores daqueles que se intitulam “senhores” do mundo, nos parece ser inquestionavelmente líquido e certo. Os crimes cometidos pelos EUA e pelos seus governantes não podem atravessar os séculos incólumes e intocáveis. A matéria que segue abaixo veio do site cubadebate
***********************************************************************************************************************************************************************
Este é Bradley Manning, um jovem de 24 anos, analista de inteligência dos Estados Unidos, um dia, teve uma idéia. Impressionado com a quantidade de documentos secretos que passavam diante de seus olhos, espantado com a falta de moral da maioria das atividades que estão sendo realizadas através do mundo de seu país, decidiu entregar os documentos a que teve acesso a um meio de comunicação convencional (WikiLeaks).
E aprendemos muitas coisas. Algumas surpreendentes, alguns nem tanto. Sobre a raiva, como os assassinatos de civis no Iraque para se divertir e outros para rir como algumas cenas por trás das atividades de diplomatas e embaixadores de metade do mundo.
O resultado é simples. EUA é esperado. Mas, para seu autor, traído por um conhecido, é pior. Leva dois anos de prisão, colocou em risco seu país, aparentemente, e provavelmente mais do que esperar uma sentença de prisão perpétua. O Prêmio Nobel da Paz que dirige o seu país e ele foi condenado, embora o processo continua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário