Pages

Subscribe:

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Jornalista ucraniana sequestrada por mercenários retorna à Síria


Damasco- Prensa Latina- A jornalista ucraniana Anhar Kochneva, sequestrada em outubro por mercenários sírios e que conseguiu escapar do seu cativeiro no mês passado, regressou ontem à Síria, destacou hoje a imprensa nacional.
 Kochneva esclareceu que alugará um apartamento em Damasco, e que estará "sob proteção permanente, caso os insurgentes decidam repetir o sequestro ou se vingar", explicou.

 Da mesma forma, acrescentou que ainda possuindo passaporte ucraniano, não descarta a possibilidade de aceitar a nacionalidade síria caso as autoridades a ofereçam, destaca a agência de notícias SANA.

 Esta é a minha posição e não a mudarei por causa de um grupo de bandidos, declarou a repórter.


 Acrescentou que continuará seu trabalho na cobertura do turismo nesta nação levantina e prometeu ajudar os jornalistas estrangeiros que aqui trabalham.

 A jornalista, de pai ucraniano e mãe palestina, residia na Síria desde o início do conflito em 2011, elaborando reportagens e acompanhando os meios de comunicação russos.

 Colaborou com diversas emissoras de televisão russas, em particular, NTV, REN TV e Rússia Today mas no momento do sequestro, em outubro de 2012, não fazia parte de nenhuma equipe.

 Os sequestradores pediram 50 milhões de dólares após sua captura, no entanto ela conseguiu escapar no início do último mês de  março.

 Em uma coletiva de imprensa em Kiev dias após recobrar sua liberdade, Kochneva afirmou que os sequestradores a maltrataram e ameaçaram assassiná-la caso o governo ucraniano recusasse pagar o resgate solicitado.

Fonte: site Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.