Pages

Subscribe:

domingo, 3 de março de 2013

Cuba denuncia que Conselho de Direitos Humanos perdeu credibilidade.



Genebra-  O Conselho de Direitos Humanos perdeu credibilidade e sua legitimidade está sendo questionada, advertiu a embaixadora de Cuba perante os órgãos internacionais com sede em Genebra, Anayansi Rodríguez.
 Durante sua intervenção no vigésimo segundo período de sessões desse órgão do sistema da ONU, a diplomata afirmou que o espírito de respeito e cooperação, que dava esperança a muitos durante seu estabelecimento há sete anos, continua sendo uma tarefa a ser realizada.

 O conselho se parece cada vez mais com a Comissão de Direitos Humanos e se converteu em um novo tribunal inquisidor para condenar exclusivamente e com crescente agressividade os países do sul, denunciou Rodríguez.

 Também se transformou, disse, em instrumento para justificar, promover e legitimar as intervenções militares no Terceiro Mundo. A embaixadora cubana lembrou que, ao contrário, nada é dito das violações aos direitos humanos das vítimas das "guerras contra o terrorismo" e seus danos colaterais, nem das violações aos direitos humanos dos milhões de deslocados pela crise econômica, especialmente no mundo industrializado.

 "Por que não exigem uma ação internacional contra o genocídio israelense na Palestina?", perguntou Rodríguez, e acrescentou que, no entanto, pedem sanções a países vizinhos com o intuito de demonizá-los.

 A servidora pública condenou o bloqueio mantido pelos Estados Unidos contra Cuba há mais de meio século e lembrou que seu país tem sido vítima de agressões e atentados terroristas promovidos pelo governo estadunidense que causaram a morte de três mil 478 pessoas e deixaram outros dois mil 99 com sequelas.

 Cuba continuará contribuindo para que este Conselho entre em um caminho independente e consolide a cooperação como a verdadeira via para a promoção e proteção dos direitos humanos, afirmou a embaixadora

Fonte:  site  prensa latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.