Pages

Subscribe:

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O governo boliviano expropriou a mina de estanho e zinco da Glencore Suíça


O Vice-presidente boliviano Álvaro Garcia Linera, assinou hoje o decreto de nacionalização do  de Minas de estanho e de zinco da  subsidiária Glencore  Colquiri- multinacional. Isso aconteceu após o encerramento de um conflito entre grupos rivais que culminaram com 20 feridos.  Nesses grupos havia mineiros favoráveis e desfavoráveis ao processo de nacionalização..

 O decreto foi assinado por García Linera, que já havia anunciado a nacionalização há  dez dias atrás, em virtude do presidente Evo Morales  ter viajado  para o Brasil onde  participa hoje da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).

O texto afirma que o Estado "retoma o controle  do centro de  mineração Colquiri assim como a direção e a administração direta sobre as jazidas”  que haviam sido concedidas a Sinchi Wayra, subsidiária da Glencore na Bolívia.


"A empresa  Sinchi Wayra continua no país noutros investimentos. Em Colquiri não ", disse Linera, e anunciou que a Corporação Mineira de Bolívia Comibol, que é estatal,  ocupa agora as instalações.
Desde que chegou ao poder em 2006, o governo Morales expropriou cerca de 20 empresas de hidrocarbonetos, mineração, telecomunicações, eletricidade e cimento, entre outras áreas.  Colquiri, 250 quilômetros ao sul de La Paz, tem cerca de 400 trabalhadores e é a terceira empresa nacionalizada Glencore na Bolívia.

 No ano de  2007 e 2010,   Evo Morales expropriou duas empresas de fundição  de metais .A Suíça recorreu em tribunais.  A Nacionalização  se concretiza  para dar solução  a uma crise causada pelo anúncio da medida que resultou em choques em ter mineiros do Estado e de cooperativas particulares  que deixaram, na semana passada, mais de 20 feridos  em conflitos  que explodiram entre os dois grupos .

Fonte: site  RT. Com    tradução  blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.