Pages

Subscribe:

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Governo do Equador decide esta semana pedido de asilo político de Julian Assange.


Caracas -  O governo do Equador vai decidir esta semana se concede asilo político ao jornalista australiano e fundador do Wikileaks, Julian Assange, noticiou segunda-feira o jornal  britânico  The Telegraph.

Na semana passada, o comunicador  Assange  entrou na embaixada equatoriana na Grã-Bretanha, onde pediu asilo, por considerar-se perseguido  político por causa das revelações em seu portal de notícias..

 O  site Wikileaks divulgou milhares de documentos e   telegramas secretos , principalmente de embaixadas dos EUA, onde, entre outras coisas,  são confirmadas violações dos direitos humanos cometidos por tropas dos Estados Unidos  no Afeganistão e no Iraque.

Governo  de  Rafael Correa chamou o sua embaixadora em Londres,  Ana Alban,  para consultá-la e para obter maiores  informações  sobre a situação de Assange.

Ministro das Relações Exteriores equatoriano Ricardo Patiño, disse a  embaixadora  receberá instruções diretas do Chefe de Estado sobre os próximos passos nesse caso.

Assange enviou uma carta ao presidente  Rafael Correa, onde  ele expressa receios e medo de ser extraditado para os EUA, a partir Suécia, onde ele é acusado por supostos crimes sexuais.


Na carta, o jornalista australiano disse que ele permaneceu por mais de 500 dias sob prisão domiciliar em Londres, isso  até 20 de junho último, quando então   se refugiou na embaixada do Equador.

O pedido de asilo político por parte de Julian  Assange despertou solidariedade internacional, através  de  um grupo de intelectuais, onde se inclui o cineasta Michael Moore, que  enviou uma carta ao presidente do Equador, onde pede que ele atenda  e aceite o pedido .

fonte:  site AVN    tradução do blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.