Pages

Subscribe:

sábado, 7 de junho de 2014

Propaganda tenta apagar papel soviético na 2ª guerra

rede democrática- No total, cerca de 70-80% das baixas alemãs aconteceram no Leste. Em junho, julho de agosto de 1944 os soviéticos, só eles, destruíram  cerca de 28 divisões alemãs, força alemã maior que a que havia no Front Ocidental no Dia-D. Dá vergonha ver a quantidade de propaganda que se consome sobre o Desembarque da Normandia, se comparada à ausência de qualquer reconhecimento e homenagem aos imensíssimos esforços dos soviéticos no Front Oriental.

Propaganda do ‘Dia-D’ tenta apagar contribuição dos soviéticos
Dá-se sempre enorme destaque ao ponto de vista ‘ocidental’ sobre a Operação Overlord[1] da 2ª. Guerra Mundial. De fato, a invasão do ‘Dia-D’ e o mês subsequente de combates no Front Ocidental, foram estrategicamente muito menos importantes que as operações dos soviéticos no Front Oriental.

Sem a operação soviética paralela – Operação Bragation[2] –, a invasão da fortaleza Europa no oeste teria falhado. Se se consideram os números das forças envolvidas e de forças alemãs destruídas, pode-se dizer, sim, que a Operação Overlord não passou de movimento para manter ocupadas as divisões alemãs, enquanto o ataque soviético no leste destruía todos os exércitos nazistas.

Na Conferência de Teerã,[3] no inverno de 1943, Churchill, Roosevelt e Stalin [nomes listados em ordem alfabética (NTs)] alinharam as suas estratégias:

A declaração distribuída pelos três líderes, na conclusão da conferência, dia 1/12/1943, registrava as seguintes conclusões militares:
...
A invasão da França pelo canal (“Operação Overlord”) seria lançada durante maio de 1944, em conjunto com uma operação contra o sul da França. Essa operação seria lançada com a força máxima possível com os equipamentos de desembarque existentes.  Adiante, a conferência registrou a declaração de Joseph Stálin, de que as forças soviéticas lançariam uma ofensiva mais ou menos no mesmo momento, com o objetivo de impedir que as forças alemãs se transferissem do Front Oriental para o Front Ocidental.”

Stálin fez muito mais que cumprir o que prometera:[4]

As brigadas do Exército Vermelho e combatentes da Resistência, entre os quais muitos judeus e foragidos de campos de concentração, plantaram 40 mil cargas de demolição. Devastaram as estradas de ferro, vitais para a conexão entre o Centro do Exército Alemão e suas bases na Polônia e no leste da Prússia.

Três dias depois, dia 22/6/1944, no terceiro aniversário da invasão de Hitler contra a União Soviética, o marechal Zhukov deu a ordem para o assalto principal contra as linhas alemãs. 26 mil armas pesadas pulverizaram as posições avançadas dos alemães. Os gritos dos foguetes Katyusha foram seguidos pelo rugido de 4 mil tanques e pelos gritos de combate (em mais de 40 línguas) dos 1,6 milhão de soldados soviéticos. Assim começou a Operação Bagration, assalto contra um front alemão de mais de 600 quilômetros.
...
A ofensiva soviética do verão foi várias vezes maior que a Invasão da Normandia, tanto na escala das forças envolvidas quando no preço direto que custou aos alemães.

No final do verão, o Exército Vermelho chegara já às portas de Varsóvia e às trilhas entre os Cárpatos que levam à Europa Central. Tanques soviéticos já haviam tomado em movimento de pinça o Centro do Exército Alemão e o destruíram. Só na Bielorrússia, os alemães perderiam mais de 300 mil homens. Outro gigantesco exército alemão fora cercado e seria aniquilado ao longo da costa do Báltico.  E  estava aberta a estrada para Berlim.”

No total, cerca de 70-80% das baixas alemãs aconteceram no Leste. Em junho, julho de agosto de 1944 os soviéticos, só eles, destruíram  cerca de 28 divisões alemãs, força alemã maior que a que havia no Front Ocidental no Dia-D.

Dá vergonha ver a quantidade de propaganda que se consome sobre o Desembarque da Normandia, se comparada à ausência de qualquer reconhecimento e homenagem aos imensíssimos esforços dos soviéticos no Front Oriental. ******

[1] Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_da_Normandia 

[2] Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Bagration

[3] Ver http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Teer%C3%A3

[4] 11/6/2004, The Guardian, “O resgate do soldado Ivan” http://www.theguardian.com/world/2004/jun/11/russia.secondworldwar

6/6/2014, Moon of Alabama – http://www.moonofalabama.org/

Fonte: Rede democrática-  foto imagens- internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.