Pages

Subscribe:

quinta-feira, 1 de março de 2012

Ativistas lançam Manifesto pela Democratização da USP

Documento alega que práticas do atual reitor da USP João Grandino Rodas são semelhantes às desenvolvidas durante o regime militar


Estudantes, intelectuais, perseguidos e ex-presos políticos da ditadura militar (1964-1984) lançam nesta quinta-feira (01) o Manifesto pela Democratização da USP no Auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) a partir das 19h.

O manifesto chama a atenção para as práticas do atual reitor da USP João Grandino Rodas que, segundo os ativistas, são semelhantes às desenvolvidas pela Universidade durante o regime militar.

Assinado por uma série de ex-presos políticos e familiares de mortos e desaparecidos, como a família de Zuzu Angel, o documento destaca que assim como no período de recrudescimento, no qual muitos estudantes da USP eram perseguidos, também hoje é comum a perseguição política, o processo e a expulsão de estudantes que se opõem à política vigente na Universidade.

Estão convidados para participar do ato o jurista Fábio Konder Comparato, os professores Vladimir Pinheiro Safatle, Jorge Luiz Souto Maior, Leonel Itaussu e Gilberto Bercovici e o jornalista e preso político Ivan Seixas. Um estudante representando o Comando de Greve estudantil também deve participar. Também devem estar presentes militantes da área de direitos humanos, perseguidos pelo regime e familiares de mortos e desaparecidos.


Desde o dia 8 de novembro, os estudantes da USP protagonizam uma grande movimentação na Universidade contra a repressão e o reitor considerado por eles ilegítimo e autoritário (Acesse aqui especial do Brasil de Fato sobre repressão na USP).



Conheça abaixo o manifesto:

Manifesto pela Democratização da USP
www.democraciausp.blobspot.com

 Nós, perseguidos pelo regime militar, parentes dos companheiros assassinados durante esses anos sombrios e defensores dos princípios por eles almejados assinamos este manifesto como forma de recusa ao monumento que está sendo construído em homenagem às chamadas “vítimas de 64” na Praça do Relógio, Cidade Universitária, São Paulo.

 Um monumento na USP já deveria há muito estar erguido. É justo, necessário, e precisa ser feito. Porém, não aceitamos receber essa homenagem de uma reitoria que reatualiza o caráter autoritário e antidemocrático das estruturas de poder da USP, reiterando dispositivos e práticas forjadas durante a ditadura militar, tais como perseguições políticas, intimidações pessoais e recurso ao aparato militar como mediador de conflitos sociais. Ao fazer isso, essa reitoria despreza a memória dos que foram perseguidos e punidos pelo Estado brasileiro e pela Universidade de São Paulo por defenderem a democratização radical de ambos.

 Esse desprezo pela memória dos que sofreram por defender a democracia, dentro e fora da Universidade, se manifesta claramente na placa que inaugurava a construção de tal monumento. A expressão “Vítimas da Revolução de 1964” contém duas graves deturpações: nomeia de “vitimas” os que não recearam enfrentar a violência armada, e, mais problemático ainda, de “revolução de 1964” o golpe militar ilegal e ilegítimo.

 Essa deturpação da linguagem não é, portanto, fortuita. Resulta da ideologia autoritária predominante na alta cúpula da USP.

 Durante a ditadura, essa ideologia autoritária levou a direção central da USP a perseguir, espionar, afastar e delatar muitos dos que então resistiam à barbárie disseminada na Universidade e na sociedade brasileira como um todo. Ainda macula a imagem desta Universidade a dura lembrança (i) dos inquéritos policiais-militares, instaurados com apoio ou conivência da reitoria; (ii) das comissões secretas de vigilância e perseguição; (iii) das delações oficiais de alunos, funcionários e professores para as forças de repressão federais e estaduais; (iv) da mobilização do aparato militar na invasão do CRUSP e da Faculdade de Filosofia em 1968; (v) da colaboração quase institucional da USP, na figura do seu então reitor, Luis Antonio Gama e Silva, na redação do Ato Institucional Número 5 – AI5; (vi) e da aprovação, por Decreto, do regimento disciplinar de 1972, que veda a docentes e discentes qualquer forma de participação política e confere à reitoria poder para perseguir os que o fazem.

 Atualmente, essa mesma prática autoritária se manifesta não apenas na inadmissível preservação e utilização do regimento disciplinar de 1972 para apoiar perseguições políticas no interior da Universidade, mas também (i) na reiterada recusa da administração central da USP em reformar o seu estatuto antidemocrático, mais afeito ao arcabouço jurídico da ditadura militar do que à Constituição Federal de 1988; (ii) na forma pouco democrática das eleições dos dirigentes da USP, que assume sua forma mais absurda no processo de escolha do reitor por meio de um colégio eleitoral que representa menos de 1% da comunidade universitária; (iii) na ingerência do governo do Estado na eleição do reitor desta Universidade; (iv) e, mais grave ainda, na recorrente mobilização da força policial-militar para a resolução de conflitos políticos o interior desta universidade, tal como ocorreu, recentemente, na desocupação da reitoria da USP.

 Nesse sentido, em memória dos que combateram as práticas da barbárie autoritária e suas manifestações, defendemos que a melhor forma de homenagear os muitos uspianos e demais brasileiros que tombaram nesta luta não é um monumento; mas, sim, a adoção dos princípios verdadeiramente democráticos em nossa Universidade, o que demanda o fim do convênio com a Polícia Militar, bem como o fim das perseguições políticas pela reitoria e pelo Governo de São Paulo a 98 estudantes e 5 dirigentes sindicais, através de processos administrativos e penais, e a imediata instauração de uma estatuinte livre, democrática e soberana, eleita e constituída exclusivamente para este fim.

Assinatura de familiares de mortos e desaparecidos, de ex-presos e perseguidos pela ditadura. Uspianos e não uspianos.

Assinatura de professores da USP e de outras universidades brasileiras

 (*) Ex-uspiano
 (**) Em atividade na USP
 (***) Não uspiano

Adriano Diogo* - Geólogo, Dep. Estadual; ex-preso político

Ana Barone **

 André Tsutomu Ota* - Professor Dr. da UEL; ex-aluno da USP e ex-preso político

 Anivaldo Padilha ***

 Antonio Roberto Espinosa * - Jornalista; ex-preso político

 Artur Scavone** - Estudante; presidente do CEFISMA em 1970 e ex-preso político

 Aton Fon Filho*** - Advogado; ex-preso político

 Benjamin Abdala Junior**  - Prof. Titular da USP; ex-preso político

 Bento Prado Jr. - Família assina em memória)

 Caio Prado Jr. - Família assina em memória)

 Carlos Alberto Lobão Cunha*

 Carlos Eugênio Paz***

 Carlos Neder* - Médico, Vereador; ex-preso político

 Carmem Silvia Vidigal**

 Celso Lungaretti* - Jornalista formado pela ECA, blogueiro, ativista de direitos humanos; ex-preso político e militante da VPR

 Chico de Oliveira** - Prof. Emérito da USP; ex-preso político

 Darci Miyaki*** - Advogada e ex-presa política

 Décio Teixeira Noronha***

 Dilmar Miranda*** - Professor de Filosofia da UFC; ex-preso político

 Divo Guisoni*** - Filósofo; perseguido pela ditadura e condenado à revelia

 Edson Teles* - Sobrinho de André Grabois, desaparecido durante a Guerrilha do Araguaia. Professor de Filosofia da Unifesp e ex-aluno da USP; ex-preso político

 Emília Viotti da Costa** - Prof. Aposentada da USP; afastada da Universidade pelo AI-5

 Emir Sader* - Prof. aposentado da USP, Prof. de Sociologia da UFRJ; perseguido pela ditadura

 Enzo Luis Nico Jr.* - Perseguido pela ditadura e exilado

 Flávio Wolf de Aguiar* - Professor aposentado de Literatura Brasileira da USP; ex-preso político

 Fernando Ponte de Souza*

 Francisco Bernardo de Arantes Karam***

 Francisco Paulo Greter* - Filósofo e vice-presidente da APROFFESP; perseguido pelo regime militar

 Helenira Resende de Souza Nazareth* - Assina Helenalda Resende de Souza Nazareth; ex-aluna da USP do Curso de Matemática, FFCL/USP, professora universitária aposentada; irmã de Helenira Resende de Souza Nazareth: desaparecida no Araguaia, em 1972; foi aluna do curso de Letras da FFCL da USP e  membro da diretoria da UNE, eleita após o Congresso de Ibiúna.

 Heleny T. F. Guariba* - Família assina em memória - Desaparecida desde 1971 após ser
 presa pelos orgãos de repressão da ditadura. Foi professora da EAD/USP, diretora teatral e militante da VPR

 Helena Greco*** - Assinam Heloísa Greco e Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania

Kuba Goldberg * - Família assina em memória - Professor do ITA, ex-uspiano, ex-preso político

 Ivan Seixas***- Núcleo de Preservação da Memória Política; ex-preso político

 Jonas Tadeu Silva Malaco**

 John Kennedy Ferreira***

 José Augusto Azeredo *** - Consultor Sindical; ex-preso político

 José Damião de Lima Trindade* - Procurador do Estado de SP; ex-preso político

 Lúcia Rodrigues*

 Laura Christina Mello de Aquino*

 Laurita Ricardo de Salles* - Prof. Dra. da UFRN; ex-estudante da USP e ex-presa política

 João Fortunato Vidigal e Thereza Vidigal*** - Assina: Leonardo Alvares Vidigal, Professor Dr. da UFMG, ex-aluno da ECA-USP, filho de João Fortunato Vidigal, ativista estudantil, preso político, perseguido e falecido durante a ditadura militar, vítima de ferimentos causados por tortura, e Thereza Vidigal, ex-presa política, perseguida durante a ditadura

 Leonel Itaussu Almeida Mello** - Prof. Titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo; ex-preso político

 Luís Carlos Prestes (Família assina em memória)

 Luiz Costa Lima***- Prof. de Teoria Literária da PUC/RJ; ex-preso político

 Luiz Dagobert de Aguirra Roncari**- Prof. de Literatura Brasileira da USP; ex-preso político


Luiz Eduardo Merlino*** - Assina Tatiana Merlino, jornalista, editora adjunta Caros Amigos e sobrinha de Luiz Eduardo Merlino,jornalista morto pela ditadura

 Luiz Siveira Menna Barreto**

 Maria Amélia Azevedo*- Professora aposentada da USP/IP; perseguida política

 Maria Dolores Pereira Bahia***

 Mário Maestri***

 Marly de Almeida Vianna***

 Marylizi Thuler de Oliveira*

 Maura Gerbi Veiga* - Professora e perseguida pela ditadura

 Nelson Soares Wisnik* - Ex-cruspiano, ex-preso político, ex-professor do IF-USP, familiar de ativista morto pela ditadura

 Olga Bohomoletz Henriques *** (Família assina em memória - Médica; perseguida pela diatadura, aposentada por decreto e exilada política

Osmar Gomes da Silva* - Dentista; ex-aluno de Odontologia da USP e ex-preso político

 Osvaldo Coggiola - Prof. Titular da USP; argentino de nascimento, foi perseguido e preso durante à ditadura Argentina

 Reinaldo A. Carcanholo*** - Professor Dr. da UFES; ex-exilado político

 Rubens Pereira dos Santos* - Professor da Unesp; ex-uspiano e ex-preso político

Rui Falcão* - Advogado, Dep. Estadual; ex-preso político

 Sebastião Baeta Henriques*** - Família assina em memória - Médico; Perseguido pela ditadura, aposentado por decreto e exilado político

 Selma Bandeira Mendes Dantas Vale*** - Assina Luiz Dantas Vale, professor da UFAL, familiar de Selma Bandeira Mendes Dantas Vale, professora da Universidade Federal de Alagoas, deputada estadual, perseguida política – ficou clandestina por mais de cinco anos, quando foi presa. Uma das primeiras pessoas a ser beneficiada pela Lei da Anistia.

 Takao Amano* - Advogado; ex-preso político e exilado

 Wolfgang Leo Maar* - Professor Titular da UFSCar; ex-aluno da USP e ex-preso político

 Zenaide Machado de Oliveira*** - Cientista Social; ex-militante da VPR, anistiada política

 Zillah Branco*

 Zuzu Angel e Stuart Angel Jones*** - Assinam Hildegard Angel Bogossian e Ana Cristina Angel Dronne: filhas de Zuzu Angel e irmãs de Stuart Angel Jones, assassinados pela ditadura militar. Assinam também em nome do Instituto Zuzu Angel

Muitos dos signatários acima além de presos e/ou exilados, tiveram seus direitos políticos cassados, foram torturados, aposentados compulsoriamente.


 Docentes da USP

 Adalgiza Fornaro (IAG/USP)
 Adma Muhana (USP/DLCV)
 Adrián Fanjul (USP/DLM)
 Adriana Kanzepolsky (USP/ DLM)
 Adriano H. R. Biava (FEA/USP)
 Afrânio Mendes Catani (USP/FE)
 Agnaldo Valentin.(USP/EACH)
 Ana Fani Alessandri Carlos (USP/DG)
 Andréa Maria
 Altino de Campos Loparic (USP/DF)
 André Bohomoletz Henriques (USP/IF)
 Ângela Maria M. de L. Hutchison (USP/EACH)
 Anna Karenina Azevedo Martins (USP/EACH)
 Antonio Araújo (USP/ECA)
 Antonio Carlos Robert Moraes (USP/DG)
 Áquilas Mendes (USP/FSP)
 Arlindo Tribess (USP/Poli)
 Aurea Ianni (USP/FMUSP)
 Beatriz Raposo de Medeiros (USP/FFLCH)
 Benicio Jose de Souza (USP/Poli)
 Benjamin Abdala Junior (USP/DLCV)
 Bruno Bontempi Jr. (USP/FE)
 Calixto Salomão Filho (USP/Direito)
 Carlos Egídio Alonso (USP/FAU)
 Carlos Roberto Monteiro de Andrade (USP/IAU)
 Carlos Serrano (USP/FFLCH)
 Carlos Zeron (USP/História)
 Carmem Silvia Vidigal (USP/FE)
 Celso Fernando Favaretto (USP/FEUSP)
 Chico de Oliveira (USP/DS)
 Christian Ingo Lenz Dunker (USP/IP)
 Cibele Saliba Rizek (USP/DS)
 Cilaine Alves Cunha (USP/DLCV)
 Ciro Teixeira Correia (USP/IG)
 Claudia Rosa Riolfi (USP/FE)
 Cláudia Valentina A. Galian (USP/FEUSP)
 Cláudia Vianna (USP/FE)
 Cláudio Kazuo Akimoto (USP/IP)
 Cleide Rodrigues (USP/FFLCH)
 Cris Fernández Andrada (USP/IP)
 Cristiane Maria Cornelia Gottschalk (USP/FE)
 Cristina Wissenbach (USP/DH)
 Daciberg Lima Goncalves (USP/IME)
 Danilo Silva Guimarães (USP/IP)
 Deisy Ventura (USP/IRI)
 Denise Dias Barros (USP/FMUSP)
 Dilma de Melo Silva (USP/ECA)
 Doris Accioly eSilva (USP/FE)
 Elie Ghanem (USP/FE)
 Elenice Mouro Varanda (USP/FFCLRP)
 Eleuterio F S Prado (USP/FEA)
 Elisabeth Andreoli de Oliveira (USP/IF)
 Elisabeth Silva Lopes (USP/EAD)
 Elisabeth Spinelli de Oliveira (USP/FFCLRP)
 Elisabetta Santoro (USP/DLM)
 Elizabeth Araújo Lima (USP/FMUSP)
 Elizabeth Cancelli (USP/DH)
 Emerson de Pietri (USP/FE)
 Emília Viotti da Costa (USP/DS)
 Esmerindo Bernardes (USP/IFSC)
 Fábio Konder Comparato (USP/Direito)
 Fátima Corrêa Oliver (USP/FMUSP)
 Flavio Aguiar (USP/DLCV)
 Flávio de Campos (USP/DH)
 Francis Henrik Aubert (USP/DLM)
 Francisco Alambert (USP/DH)
 Francisco Miraglia (USP/IME)
 Francisco Murari Pires (USP/DH)
 Gilberto Bercovici (USP/Direito)
 Gilberto de Andrade Martins (USP/FEA)
 Helder Garmes (USP/DLCV)
 Helena Aparecida Ayoub Silva (USP/FAU)
 Hélio de Seixas Guimarães (USP/DLCV)
 Heloísa Buarque de Almeida (USP/DA)
 Henrique Carneiro (USP/DH)
 Homero Santiago (USP/FFLCH)
 Horacio Gutiérrez (USP/História)
 Ianni Regia Scarcelli (USP/IP)
 Iray Carone (USP/IP)
 Iris Kantor (USP/DH)
 Isabel Aparecida Pinto Alvarez (USP/DG)
 Iumna Maria Simon (USP/DTLLC)
 Ivan Marques (USP/DLCV)
 Jacyra Soares (USP/IAG)
 Jaime Ginzburg (USP/DLCV)
 Jaime Solares Carmona (USP/FAU)
 Jefferson Agostini Mello (USP/EACH)
 João Adolfo Hansen (USP/DLCV)
 Joaquim Alves de Aguiar (USP/DTLLC)
 Joel La Laina Sene (USP/ECA)
 John Cowart Dawsey (USP/DA)
 Jonas Tadeu Silva Malaco (FAU/USP)
 Jorge de Almeida (USP/DTLLC)
 Jorge Luiz Souto Maior (USP/Direito)
 Jorge Machado (USP/EACH)
 José Batista Dal Farra Martins (USP/ECA)
 José Damião de Lima Trindade (USP)
 José Leon Crochík (USP/IP)
 Jose Luiz F Fleury de Oliveira (USP/FAU)
 José Marcelino de Rezende Pinto (FFCLRP/USP)
 José Maria Soares Barata (USP/FSP)
 José Moura Gonçalves Filho (USP/IP)
 Klara Kaiser Mori (USP/FAU)
 Laura Camargo Macruz Feuerwerker (USP/FSP)
 Laurindo Lalo Leal Filho (USP/ECA)
 Leda Paulani (USP/FEA)
 Leny Sato (USP/IP)
 Leon Kossovitch (USP/Filosofia)
 Leonel Itaussu Almeida Mello (USP/DCP)
 Lia de Alencar Coelho (USP/FZEA)
 Lincoln Secco (USP/DH)
 Lucia Maria Salvia Coelho (USP/FMUSP)
 Luciano Miranda Duarte (USP/IF)
 Lucia Wataghin (USP/DLM)
 Luís César Guimarães Oliva (USP/USP)
 Luiz Dantas Vale (UFAL)
 Luiz Armando Bagolin (USP/IEB)
 Luiz Cláudio Ribeiro Galvão (USP/Poli)
 Luiz Dagobert de Aguirra Roncari (USP/DLCV)
 Luiz Renato Martins (USP/ECA)
 Luiz Siveira Menna Barreto (USP/EACH)
 Mamede Jarouche (USP/DLO)
 Manoel Roberto Robilotta (USP/IF)
 Marcus Lira Brandão (USP/FFCLRP)
 Marcos F. Napolitano De Eugênio (USP/DH)
 Marcos Nascimento Magalhaes (USP/IME)
 Marcello Modesto (USP/DL)
 Marcia Arruda Franco (USP/FFLCH)
 Marcia Gobbi  (USP/FEUSP)
 Marco Aurélio Vannucchi (USP)
 Marcos Silva (USP/DH)
 Maria Amélia Azevedo (USP/IP)
 Maria Cecilia Casini (USP/DLM)
 Maria Cecília França Lourenço (USP/FAU)
 Maria Cláudia Badan Ribeiro (USP/FFLCH)
 Maria da Graça Jacintho Setton (USP/FEUSP)
 Maria Dea Conti Nunes (USP)
 Maria de Fátima Bianchi (USP/DLO)
 Maria de Fátima Simões Franciso (USP/FE)
 Maria Helena P. Toledo Machado (USP/DH)
 Maria Helena Rolim Capelato (USP/DH)
 Maria Isabel de Almeida (USP/FE)
 Maria Julia Kovács (USP/IP)
 Maria Lêda Oliveira (USP/DH)
 Maria Letícia B. P. Nascimento (USP/FE)
 Maria Ligia Coelho Prado (USP/DH)
 Maria Lúcia Pallares-Burke (USP/FEUSP)
 Maria Sílvia Betti (USP/DLM)
 María Teresa Celada  (USP/DLM)
 Maria Victoria de Mesquita Benevides (USP/FE)
 Marie Claire Sekkel (USP/IP)
 Marilda Lopes Ginez de Lara (USP/ECA)
 Marilena Chaui (USP/Filosofia)
 Marília Pinto de Carvalho (USP/FEUSP)
 Mário Henrique Simão D Agostino (USP/FAU)
 Mario Miguel González (USP/DLM)
 Marisa Grigoletto (USP/DLM)
 Marta Inez Medeiros Marques (USP/DG)
 Marta Maria Chagas de Carvalho (USP/FEUSP)
 Marta Rosa Amoroso  (USP/DA)
 Mauricio Cardoso (USP/DH)
 Mauricio Santana Dias (USP/DLM)
 Mayra Laudanna (USP/IEB)
 Michel Sleiman (USP)
 Miguel Soares
 Palmeira.(USP/DH)
 Miguel Pereira (USP/FAU)
 Nabil Bonduki (USP/FAU)
 Nair Yumiko Kobashi (USP/ECA)
 Neide T. Maia González (USP/DLM)
 Nelson Fiedler Ferrara Junior (USP/IF)
 Noé Silva (USP/DLO)
 Norberto Abreu e Silva Neto  (USP/IP)
 Nuno de Azevedo  Fonseca (USP/FAU)
 Olga  Ferreira Coelho (USP/DL)
 Osvaldo Coggiola (USP/DH)
 Otilia Beatriz Fiori Arantes (USP/Filosofia)
 Pablo Fernando Gasparini (USP/DLM)
 Pablo Ortellado (USP/EACH)
 Patrícia Noronha (USP/ECA/Unicamp/CAC)
 Patricio Tierno (USP/Ciência Política)
 Paula Marcelino (USP/DS)
 Paulo Albertini (USP/IP)
 Paulo Capel Narvai (USP/FSP)
 Paulo Eduardo Arantes (USP/Filosofia)
 Paulo Endo (USP/IP)
 Paulo Martins (USP/DLCV)
 Pedro Paulo Chieffi (USP/FMUSP)
 Primavera Borelli (USP/FCF)
 Rafaela A. E.  Ferreira Barbosa (USP/Direito)
 Regina de Toledo Sader (DG)
 Regina Lúcia Pontieri (USP/DTLLC)
 Reinaldo Salvitti (USP/IME)
 Renato da Silva Queiroz (USP/FFLCH)
 Renato Sztutman (USP/Antropologia)
 Ricardo Musse (USP/DS)
 Ricardo Rodrigues Teixeira (FMUSP)
 Roberta Barni (USP/DLM)
 Rodrigo Aug. Santinelo Pereira (USP/FFCLRP)
 Romualdo Portela de Oliveira (USP/FE)
 Rosa Ester Rossini (USP/Geografia)
 Rosângela Gavioli Prieto (USP/FE)
 Rosangela Sarteschi (USP/FFLCH)
 Ruy Braga (USP/DS)
 Salete de Almeida Cara (USP/FFLCH)
 Sandra Galheigo (USP/FMUSP)
 Sandra Guardini T. Vasconcelos (USP/DLM)
 Sandra Zákia Sousa (USP/FE)
 Sandra Maria Sawaya (USP/FE)
 Sean Purdy (USP/DH)
 Selma Lancman (USP/FMUSP)
 Sergio Cardoso  (USP/Filosofia)
 Sérgio Salomão Shecaira (USP/Direito)
  Suely Robles Reis de Queiroz (USP/DH)
 Suzana Salem (USP/IF)
 Sylvia Bassetto (USP/DH)
 Sylvia Caiuby Novaes (DA-USP)
 Tania Macêdo (USP/DLCV)
 Tatiana Alexandrovna  Michtchenko (USP/IAG)
 Tercio Redondo (USP/DLM)
 Valdir Heitor Barzotto (USP/FE)
 Valentim Aparecido Facioli (DLCV/USP)
 Vera Lucia Navarro (USP/FFCL)
 Vera Pallamin (USP/FAU)
 Vera Silva Telles (USP/DS)
 Vima Lia de Rossi Martin (USP/DLCV)
 Vitor Henrique Paro (USP/FEUSP)
 Vladimir Safatle (USP/Filosofia)
 Waldir Beividas (USP/DL)
 Yudith Rosenbaum (USP/DLCV)
 Yvonne Mautner (USP/FAU)
 Zenir Campos Reis (USP/DLCV)
 Zilda Márcia Grícoli Iokoi (USP/DH)


Docentes de outras universidades solidários ao Manifesto:

 Adriano Nascimento (UFAL/FSSO)
 Agenor Bevilacqua (UNIABC)
 Adolfo Miranda Oleare (IFES)
 Aldo Duran Gil (UFU)
 Alexandre Fortes (UFRRJ)
Amarildo Ferreira Junior (UFSCar)
 Ana Castro (Escola da Cidade)
 Ana Isabel Guimarães Borges (UFF)
 Ana Laura dos Reis Corrêa (UnB)
Andréa Bieri (Unirio)
 Andréa Casa Nova Maia (UFRJ)
 André Cordeiro Alves Dos Santos (UFSCar)
 André Guimarães Augusto (UFF)
 André Medina Carone (Unifesp)
André Tsutomu Ota (UEL)
Ângela Soligo  (Unicamp/FE)
Angélica Lovatto  (Unesp/Marília)
Anita Handfas  (UFRJ)
Anita Leocádia
Benário Prestes (UFRJ/História)
 Antonio Carlos  Moraes (UFES)
 Antonio Jorge  Siqueira (UFPE)
Antonio S.de Almeida  Neto (Unifesp/História)
 Aparecido  Francisco Bertochi  (UFFS)
Arley R. Moreno (Unicamp/Filosofia)
Beatriz Catão Cruz Santos (UFRJ/IH)
 Bernardo Karam (UFRJ)
 Bertulino José de Souza (UERN)
 Brigitte Bedin (UNG)
Caio Toledo (Unicamp)
Carlos Alberto S. Barbosa (Unesp/História)
Carlos Zacarias F. de Sena Jr. (UFBA/FFCH)
 Célio Ribeiro Coutinho (UECE)
 César Nardelli Cambraia (UFMG)
 Cezar Luiz De Mari (UFV/Educação)
Cláudia Isabel Ribeiro Santos (PUC-SP/História)
Claudia Maria Barbosa  (PUC-PR/Direito)
 Claudia Moraes de Souza (Unesp / FCC)
 Cleier Marconsin (UERJ)
 Clinio de Oliveira Amaral (UFRRJ)
 Cristina Amélia Luzio (Unesp)
 Davisson Cangussu (Unifesp)
 Débora El-Jaick Andrade (UFF)
 Denise Mattos Monteiro (UFRN)
 Dilmar Santos de Miranda (UFC)
 Diorge Alceno Konrad (UFSM/História)
 Dirlene de Jesus  Pereira (UEL)
 Douglas Ferreira Barros (PUC-Campinas)
 Helenira Aparecidea Novo (Ufes)
 Eduardo Mei (Unesp)
 Eduardo Sterzi (Unicamp)
 Eduardo Strachman (Unesp)
 Eleonora Albano (Unicamp/IEL)
 Elizete Antelmi Fabbri
 Elza Margarida de Mendonça Peixoto (UFBA)
 Emerson Elias Merhy  (UFRJ)
 Enilce Albergaria Rocha (UFJF)
 Epitácio Macário Moura (UECE)
 Erminia Silva (Unesp)
 Estela Scheinvar (UFF/UERJ)
 Fabio Akcelrud Durão (Unicamp)
 Fernanda Menna Pinto Peres (Juíza de Direito)
 Fernando Medeiros (UFAL)
 Francisco Fagundes de Paiva Neto (UEPB)
 Francisco Gnçalves da Conceição (UFMA)
 Geni Rosa Duarte (UNIOESTE)
 Glaucia Vieira Ramos  Konrad (UFSM)
 Graciela Foglia (Unifesp)
 Guilherme Amaral Luz (UFU)
 Guiomar Ramos (UFRJ/ECO)
 Hamilton Prado Bueno (UFMG)
 Hélio Moreira da Costa Júnior (UFAC)
 Heloisa Helena Corrêa Silva (UFAM)
 Henrique Finco (UFSC)
 Isabel Loureiro (Unesp/Filosofia)
 Ivan Rodrigues Martin (Unifesp)
 Jacyntho Lins Brandão (UFMG)
 Jair Donadelli Jr (UFABC)
 Jean Pierre Chauvin (Fatec)
 Jefferson O. Goulart (Unesp/FAAC)
 Joanita Mota de Ataide (UFMA)
 Joaquim Pedro Neto
 João Batista Santiago Sobrinho (Cefet/MG)
 João dos Reis Silva Júnior (UFSCar)
 João Evangelista Rodrigues (PUC/MG)
 João Francisco Tidei Lima (Unesp)
 João Quartim de Moraes (Unicamp)
 John Fontenele Araujo (UFRN)
 Jonnefer Francisco Barbosa (PUC/SP)
 Jorge Antunes (UnB/Música)
 José Carlos Barreto de Santana (UEFS)
 José Carlos Pinheiro Prioste (UERJ)
 José Claudinei Lombardi (Unicamp)
 José Clécio B. Quesado (UFRJ)
 José Fernando Kieling (UFPEL)
 José Jonas Duarte da Costa (UFPB)
 José Maria Porcaro Salles (UFMG)
 José Menezes Gomes (UFMA)
 Josimar Priori (UEM)
 Káta Cilene do Couto (UFAM/História)
 Kathleen Tereza da Cruz (UFRJ)
 Kátia Gerab Baggio (UFMG)
 Laurita Ricardo de Salles (UFRN)
 Lavinia Silvares (Unifesp)
 Leonardo Alvares Vidigal (UFMG)
 Lídio de Souza (UFES)
 Liliene Xavier Luz (UESPI)
 Lincoln de Abreu Penna (UFRJ)
 Liv Sovik (UFRJ)
 Luciana Duccini (UNIVASF)
 Lúcio Flávio
 Rodrigues de Almeida (PUC/SP)
 Luis Geraldo Leão Guimarães (UNEB)
 Luiz Barros Montez (UFRJ)
 Luiz Carlos Barreira (Unisantos)
 Luiz Carlos Pinheiro Machado (UFRGS)
 Luiz Carlos Soares (UFF)
 Luiz Costa Lima (PUC/Rio)
 Luiz Fernando Rojo (Antropologia/UFF)
 Marcela Stockler Coelho de Souza (UnB/DA)
 Marceleuze Melquíades de Araujo (UFPB/UEPB)
 Marcelo Milan (UFRGS)
 Márcia Regina da Silva Ramos Carneiro (UFF)
 Márcio Bilharinho  Naves (Unicamp/IFCH)
 Marcio Capriglione (UFRGN)
 Márcio  Ricardo Coelho Muniz (UFBA)
 Marcos Del Roio (Unesp/FCC)
 Marcos Vinicius Ribeiro (Unioeste)
Margareth Rago (Unicamp)
 Maria Amélia Dalvi (UFES)
 Maria Aparecida Affonso Moysés (Unicamp/Medicina)
 Maria Auxiliadora Vieira de Carvalho (UFOP)
 Maria Bernadete Fernandes de Oliveira (UFRN)
 Maria Cristina Campello Lavrador (UFES)
 Maria Izabel Brunacci (Cefet/MG)
 Maria Luiza Scher Pereira (UF de Juiz de Fora)
 Maria Ribeiro do  Valle (Unesp/FLC)
 Maria Rita de Almeida Toledo (Unifesp/História)
 Maria Rosário Gonçalves de Carvalho (UFBA)
 Marieta Gouvêa de Oliveira Penna (Unifesp)
 Marília Flores Seixas de Oliveira (UESB)
 Marilina Conceição O.Bessa Serra Pinto (UFAM)
 Marina Gusmão de Mendonça (UNESP)
 Marcio Goldman  (UFRJ)
 Marlei Roling Scariot (Unifesp)
 Maurício Vieira Martins (UFF/Sociologia)
 Milton Pinheiro (Uneb/ICP)
 Mirna Busse Pereira (CUFSA)
 Modesto Carone (Unicamp/Teoria Literária)
 Mônica Martins (UECE)
 Newton Molon (Cásper Líbero)
 Nina Saroldi (Unirio)
 Norberto Ribeiro Torres Junior (Unesp)
 Odair Furtado (PUC/SP)
 Ofélia Maria Marcondes (IFMS) 
 Ovidio de Abreu Filho (UFRJ)
 Oziris Simoes (FCMSCSP)
 Patrícia Vieira Trópia (UFU)
 Paulo Barsotti (FGV/SP)
 Paulo Cesar Miguez de Oliveira (UFBA)
 Paulo Eduardo Barros Pignanelli (UEL)
 Paulo Henrique Martinez (Unesp/História)
 Paulo José  Koling (UNIOESTE)
 Paulo Roberto Franco Andrade (UFU)
 Pedro Castro (UFF)
 Raphael Nunes Nicoletti Sebrian (Unifal/MG)
 Rachel Soihet (UFF)
 Ravel Giordano Paz (UEG)
 Reinaldo A. Carcanholo (UFES)
 Ricardo Antunes (Unicamp)
 Rita de Cássa Mendes Pereira (UESB)
 Robério Paulino (UFRN)
 Roberto Gomes Camacho (Unesp)
 Roberto José Gnattal (Unirio)
 Robson Laverdi (UNIOESTE/PR)
 Ricardo Martins Valle (UESB)
 Rita de Cassia Cavalcante (UEPB)
 Roberto Leher (UFRJ)
 Rodrigo Alves Teixeira (PUC/SP)
 Rodrigo Bastos (UFSC)
 Saulo Carneiro (UFBA)
 Sérgio Alcides (UFMG)
 Sérgio Braga (UFPR)
 Sérgio Prieb (UFSM/Economia)
 Sérgio Resende Carvalho (Unicamp/Medicina)
 Sheila Schvarzman  (Universidade Anhembi Morumbi)
 Sidney Chalhoub (Unicamp)
 Sonia Nussenzweig Hotimsky (FESP)
 Suely Kofes (Unicamp/IFCH)
 Suzeley Kalil Mathias (Unesp)
 Tania de Luca (Unifesp)
 Tania Mara Pereira Vasconcelos  (Uneb)
 Tarcisio Praciano Pereira (UVA)
 Tiago de Melo Gomes (UFRPE)
 Túlio Batista Franco (UFF)
 Unaí Tupinambás (UFMG)
 Valdo José Cavallet  (UFPR)
 Valéria Guimarães (Cefet/MG)
 Valricélio Linhares (UECE)
 Virgílio de Almeida (UEM)
 Wilson Correia (UFRB)
 Wolfgang Leo Maar (UFSCar)
 Zinka Ziebell (Universidade Livre de Berlim)

fonte: site Brasilde Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.