Pages

Subscribe:

terça-feira, 17 de maio de 2011

Partido dos Trabalhadores debate o Plano Nacional de Banda Larga!


PT debate o PNBL

* Extraído do Portal do PT

O Plano Nacional de Banda Larga foi o tema da primeira “Mesa de Controvérsias e Convergências”, que aconteceu esta semana na sede nacional do Partido dos Trabalhadores, em Brasília. A Mesa visa reunir dirigentes partidários e militantes petistas de diversos setores da sociedade (movimentos sociais, parlamento; governo, etc) e abrir espaços de discussão sobre temas relevantes para o desenvolvimento do país.

No evento, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, explanou sobre a importância do Plano Nacional de Banda Larga, afirmando, entre outras questões, que “Se não envolvermos o conjunto das entidades preocupadas em termos o Brasil com qualidade cada vez maior nas suas telecomunicações e na banda larga, uma infra-estrutura essencial para a cidadania, para serviços e para a transparência do governo, divulgação e difusão da nossa cultura, isto não se realizará num passe de mágica”.

O Secretário Nacional de Movimentos Sociais do PT, Renato Simões, resume a reunião em três blocos de discussão: “O primeiro ponto relevante da discussão foi a necessidade de uma infra-estrutura para que a banda larga atinja os objetivos de universalização com qualidade, e bom preço. O segundo bloco de questões está ligado a qualificação e à apropriação social dessa nova tecnologia por novos usuários, para que eles possam extrair o maior proveito do conteúdo interligado pela banda larga. A ideia é que possamos agregar, ao uso individual da internet, formas coletivas de participação popular.

O terceiro e último bloco está relacionado com a referência que a política nacional de banda larga terá com dois importantes debates dentro do Ministério das Comunicações: 1) o novo marco civil da internet, que está no fim da tramitação para ser encaminhado à Casa Civil. 2) o novo Marco Regulatório de Comunicações contendo reivindicações da sociedade amplamente discutidas na Conferência Nacional de Comunicação, e que agora terão um andamento mais rápido por parte da nova gestão do Ministério das Comunicações”.

E, por fim, afirmou Renato Simões “Os pontos de convergência das mesas de discussão deverão potencializar o andamento dos assuntos abordados, como também identificar pontos divergentes que mereçam aprofundamento e debate”.

Seguindo a programação, os eventos ocorrerão na segunda terça-feira de cada mês. O próximo será no dia 7 de junho e buscará aprofundar a discussão sobre o Plano Nacional de Banda Larga. (Gustavo Serrate — Portal do PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.