Pages

Subscribe:

sábado, 5 de abril de 2014

A arma mais poderosa é a mentira


Pedro Campos
«Sem precedente no país o incêndio de uma universidade: a Unefa. O incêndio da sua biblioteca traz uma imagem dantesca, desoladora. Fizeram-no em nome da ‘Venezuela decente’, da ‘sociedade civil’, dos ‘estudantes pacíficos’. O terror pretende subsistir na memória como uma tatuagem a fogo sobre a pele. Como disse o poeta alemão Henrique Heine: Ali onde se começam a queimar os livros, termina-se a queimar as pessoas.»

Earle Herrera, jornalista e professor universitário venezuelano

1. No estado Táchira, que junto com outros da fronteira está na mira para um movimento secessionista abertamente apoiado por um partido da direita, os guarimberos com o apoio de paramilitares colombianos alinhados com o narcotraficante Uribe, para além de já terem atuado contra 15 universidades, arrasaram completamente com o polo da Unefa – Universidade Nacional Experimental das Forças Armadas – a maior universidade do país, com mais de 240 mil alunos, que foi fundada em 1973 pelo democrata-cristão Rafael Caldera. Na Unefa a destruição foi total e ainda ninguém na oposição assumiu responsabilidade alguma ou, o que é pior, ninguém criticou este terrorismo a que nunca se atreveu Hitler. Faz lembrar aquilo de «quando ouço a palavra cultura, puxo da minha Browning» ou não?

2. O ecocídio deveria ser considerado um crime contra a humanidade. E este é outro dos crimes que carrega às costas a extrema-direita venezuelana. Em pouco mais de um mês de guarimbas (barricadas), destruíram mais de cinco mil árvores nos poucos municípios onde se concentraram as suas manifestações cinicamente classificadas como «pacíficas» pelos media venezuelanos e internacionais, que alinham com os interesses de Washington. Cortam-nas com a ajuda de motosserras, uns instrumentos muito queridos dos paramilitares de Álvaro Uribe que as utilizam também para assassinar militantes da esquerda, líderes sindicais e simples camponeses. Dentro de pouco sairão das prisões do país vizinhos 400 paramilitares. Sabendo que a sua reinserção na sociedade civil é muito difícil, onde é que eles irão parar?


3. Nesta verdadeira orgia de terror nem os centros de saúde se salvam. Na tentativa gorada de derrubar o governo de Nicolás Maduro, os neonazistas acabaram com onze centros de saúde dedicados à atenção dos sectores mais pobres da população. Do mesmo modo, não hesitaram em queimar vários camiões com toneladas de alimentos – eles que dizem protestar contra a escassez de alguns bens – que iam a caminho dos mercados populares. Os centros do poder eleitoral também não foram poupados. A sede do poder eleitoral do estado Zúlia foi destruída em 60%... mas isto pode entender-se como uma vingança porque perderam 18 das últimas 19 eleições! O mesmo sucede com as instalações eléctricas. Há poucos dias provocaram um incêndio no Waraira Repano, o grande pulmão vegetal de Caracas, e como resultado danificaram uma instalação que provocou um apagão em boa parte da capital.

4. Entretanto, os terroristas da extrema-direita procuram apoio «profissional» internacional. Recentemente foram detidos num hotel de Caracas 13 indivíduos estrangeiros, a maior parte procedente de Trinidad e Tobago. Dois deles, Luqman Assim e Dominic Clive já foram julgados na ilha por participação numa tentativa de assassinato do primeiro-ministro de então, Persad-Bissessar, em 2011.

5. Entretanto, perante o silêncio cobarde – cúmplice? – dos sectores alegadamente moderados da oposição, a sua vanguarda mais inescrupulosa, agressiva e terrorista continua sem travões. E a sua grande arma é a mentira. São tantas que é impossível referi-las todas. Dois exemplos: Carlos Mata, ator muito conhecido, juntou-se à campanha de calúnias com um twitter sobre a «repressão na Venezuela». A mentira foi imediatamente desmentida porque se tratava de uma fotografia tirada no Chile de Piñera. O ator admitiu, desculpou-se, mas a provocação já tinha dado a volta ao mundo. Ele não está só. Outra representante do mundo «artístico», Amanda Gutiérrez, foi muito mais longe. Publicou um twitter com uma imagem onde se podia ver um polícia a obrigar um estudante a fazer-lhe uma felação. Havia outros agentes ali, aparentemente na fila para o mesmo ato sexual. Pouco depois descobriu-se que era um fotograma de um filme pornográfico. Ao ver-se descoberta, disse que lamentava o erro. Um e outro twitter nada têm de ingénuos. São achas para tentar fazer crer que os «pacíficos estudantes» são violados e torturados pelas forças públicas.

foto: sede do psuv  destruido pelos terroristas  nazistas-  foto blog


 fonte: Avante

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Licença Creative Commons
Este obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 Brasil.